quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A minha versão da morte do Orkut



Enquanto muitos dão explicações tenconlógicas para a morte do Orkut, e sim, eu concordo com quase todas, eu tenho uma explicação quase antropológica sobre o assunto.

Lembro quando ouvi falar a primeira vez da rede social. Foi na escola, no antigo 2º grau. Uma amiga antenada chegou falando de um lugar onde as pessoas que não gostavam de pudim se reuniam para falar sobre o tema. Parecia muito legal encontrar pessoas distantes que tinham os mesmos gostos que nós, conversar com elas, explorar o novo. E realmente foi. Ninguém pode negar que o Orkut foi a sensação de uns anos atrás e que ele era a essência da nossa conexão à internet. Receber um depoimento era uma festa. Ser adicionado por fulaninho então... E os scraps? Ah que felicidade. Acho até feio essa história de despresar tanto a rede, afinal, quem não era viciado?

Mas então chegou um tal de Facebook e começou a ser falado em todas as mídias massivamente. Era A rede social que o povinho lá de fora curtia, literalmente. E aos poucos, os usuários brazucas foram encontrando seu lugar na terra de Zuck.

E por que ele se tornou mais atraente do que o Orkut? O fato do compartilhamento ser instantâneo. Quem vai dizer que o ser humano não gosta de fofocar a vida alheia? Fato que receber a atualização dos seus amigos e conhecidos alí na hora, na sua página, sem precisar se movimentar para isso é muito mais empolgante. Você deve se lembrar o trabalho que dava entrar na página do foco da sua fofoca para ver o scrapbook, conferir se tinha algum depoimento novo, dar aquela olhadinha nas comunidades novas para garantir que a vida continuava a mesma, entrar em 12 míseras fotos do álbum e perceber que a vida do outro era mais divertida que a sua. Não diga que você não fez isso, porque eu não vou acreditar.

Aí aparece um lugar onde as pessoas dividem com você toda a sua vida e alí na sua página inicial aparecem todas essas atualizações. E você só vê se interessar. Sem perder a viagem, com a certeza de que algo realmente novo está acontecendo. Olha que maravilha. É a evolução da fofoca ao nosso alcance, sem suor.

E foi por isso que depois de um tempo chegou o Novo Orkut, com essa mesma funcionalidade. Atualizações recentes dos seus amigos. Mas aí já era tarde. Soou como cópia, plágio, falta de criatividade. E nosso bom e velho Orkut foi perdendo o brilho, mesmo tentando dar seus últimos suspiros. Ainda existem muitos usuários ativos por lá, mas no todo, os investimentos sociais estão acontecendo no Facebook, inegavelmente.

E essa é a minha versão para o enterro do Orkut estar cada vez mais próximo. Você pode não concordar, fique à vontade. Apenas andei pensando sobre isso.

Bookmark and Share