domingo, 28 de outubro de 2018

Budapeste - roteiro do primeiro dia em Buda


Budapeste foi minha primeira parada na minha primeira euro trip, na minha primeira viagem sozinha. Ufa, muitas primeiras coisas. E eu fiquei totalmente encantada com essa cidade.

Não conhecia ninguém que já tivesse visitado Budapeste, por isso, usei muita dica de blogueiros e youtubers. Fiquei viciada nos vídeos do Louco Por Viagens. Eu não sei dizer quantas vezes dei play nos roteiros dele, além de anotar cada diquinha de onde comer e o que fazer.

Basicamente, meu dia em Budapeste começou atravessando a Ponte das Correntes, super famosa e importante na cidade. No passado a travessia entre Buda e Peste, quando eram cidades diferentes, era feita apenas pelo Rio Danúbio. Depois de uma confusão com um cara importante da cidade que não conseguiu atravessar o rio a tempo para um funeral, ele decidiu construir essa coisa linda e imponente.



Logo depois fui para a região do Castelo de Buda, que não é bem um castelo. Na verdade é um complexo com construções históricas, museus, pátios. É lindo! Pra chegar lá peguei um funicular que sobe e nos deixa lá em cima sequinhas e sem cansaço. Se quiser, dá pra ir caminhando morro acima. Não é meu perfil! Lá só aceita moeda local, então garanta ter uns florins. Tem uma casa de câmbio na rua ao lado direito da saída da ponte das correntes. Não faça como eu que andou em direção ao lado esquerdo e não encontrou nada além de muito sol, calor e deserto.



Subindo, conheça toda a parte do castelo, a vista maravilhosa, a troca de guardas. Muito incrível.



Seguindo, a próxima parada é a Igreja de Matias, de uma arquitetura que eu ainda não tinha visto em nenhum lugar. Ela é a igreja católica mais famosa de Budapeste. Nos arredores da igreja está o Bastião dos Pescadores. QUE LUGAR! Não consigo explicar a beleza desse cantinho. É super único. Um grupo de pescadores na Idade Média era responsável pela guarda do lugar, por isso o nome. Para subir e ver a melhor vista você vai precisar desembolsar mil florins.






Depois do Bastião, segui para a biblioteca Nacional que estava fechada. Então fui direto para a Torre de Maria Madalena, uma igreja em ruínas devastada pela guerra. A vista é boa lá de cima, mas tem degrau pra dar e vender. Parei na metade porque sou dessas.



De lá passei no Portão de Viena, nada demais, apenas uma passagem entre a região do castelo e a rodovia que liga à Viena.

Para almoçar escolhi o Jamie's Italian Buda Castle, restaurante do Jamie Oliver. Como Budapeste não é uma cidade cara, gastei 17 euros (4.903 florins) por lá. Como eu ia fazer um almojanta valeu super a pena! E ainda estava magnífico.




O dia ainda estava claro e era cedo, então aproveitei para ir logo na Budapeste Eye, que já fica no lado Peste. Uma roda gigante para ver a vista do alto não é nada mau, né?



Assim fechei o primeiro dia em Buda de Budapeste. Foi maravilhoso e minha primeira experiência na Europa não poderia ter sido melhor.

Uma dica para quem for na primavera/verão: prepare-se pra muito calor. Apesar de carioca, os 30 graus de lá foram de longe os mais quentes que senti em toda a vida.

Para contar mais fiz esse vlog com as dica:








Nenhum comentário: